Jornal diario
  • Grupo Oriental  

  • Grupo Central  

  • Grupo Ocidental  

PESQUISAR

RSS
Director: Pedro Botelho pedrobotelho@jornaldiario.com AÇORES traco QUARTA-FEIRA traco 22 DE MARÇO
Publicidade
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Opinião

RTP – Açores?

Ao ver ser dada na televisão dos Açorianos, em horário nobre de Sábado, uma cobertura de mais de duas horas ao Carnaval da Madeira sem qualquer referência ao nosso Carnaval, uma das principais manifestações culturais da região e do país, o sentimento foi de tristeza e desilusão. Não devo ter sido a única açoriana a senti-lo. O nosso Carnaval é merecedor de um lugar de destaque em qualquer canal, no regional e nos nacionais.

Temos assistido a um crescente esvaziamento de conteúdos regionais, o que poderia indiciar uma mudança de rumo para o canal. No entanto, no sítio da RTP na Internet, a descrição em relação ao canal leva a crer que nada mudou: “A RTP Açores tem o seu centro emissor localizado na ilha de S. Miguel e duas delegações permanentes nas ilhas Terceira e Faial, para melhor cobertura informativa de toda a região Autónoma dos Açores. Aproximando entre si as nove ilhas dos açores e estas ao resto do mundo, a RTP Açores desempenha na região um importante papel de serviço público, espelhando a realidade açoriana nos mais variados domínios e promovendo diariamente a circulação de informação, não só inter-ilhas mas também com o restante espaço nacional e com as comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo, em estreita articulação com os restantes canais da RTP”.

Quero acreditar que são estes os objectivos daqueles que dirigem e colaboram no canal e que, portanto, não os concretizam por falta de meios. A ser assim, faz sentido debater o futuro da nossa televisão o que, num território fragmentado em nove ilhas, significa discutir a unidade, coesão e identidade dos Açores como região.

2008-02-04 05:13:00

Imprimir notícia