Jornal diario
  • Grupo Oriental  

  • Grupo Central  

  • Grupo Ocidental  

PESQUISAR

RSS
Director: Pedro Botelho pedrobotelho@jornaldiario.com AÇORES traco TERÇA-FEIRA traco 17 DE OUTUBRO
Publicidade
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Plano Açores Export foi apresentado ontem
Mercados
Mercados

Plano Açores Export foi apresentado ontem

O vice-presidente do Governo Regional apresentou o plano Açores Export e anunciou um entreposto para as empresas açorianas em Alverca.

O vice-presidente do Governo anunciou, em Angra do Heroísmo, que, “ao longo do próximo trimestre, as micro e médias empresas dos Açores poderão contar com um espaço de armazenamento dos seus produtos no Continente a preços reduzidos”.

Sérgio Ávila salientou que se trata de "um armazém situado em Alverca", que pretende "servir de ponto de apoio aos pequenos produtores que queiram expandir o seu negócio para o território nacional”.

O vice-presidente falava na apresentação do Açores Export 2016, um plano que visa “reafirmar de forma substancial o potencial de exportação de alguns dos principais sectores económicos da Região, com especial relevância para o sector agroalimentar”.

Este plano, segundo Sérgio Ávila, vem reforçar a estratégia governamental de “promoção e valorização" dos produtos açorianos, "tanto nos mercados tradicionais quanto no acesso a novos mercados, sempre com o objectivo primordial de aumentar a base económica de exportação, reforçando, por essa via, a competitividade do tecido empresarial dos Açores”.

“Este plano distingue-se pelo reforço da estratégia de exportação que, com a Marca Açores, ganha uma nova dinâmica”, afirmou o vice-presidente, frisando que, após um ano de implementação desta marca, com 500 produtos já certificados, “os dados mostram que estamos no caminho certo”.

O Açores Export 2016 contempla acções que vão desde a participação de empresas açorianas em 13 eventos promocionais que terão lugar na Região, em Portugal Continental, na Europa, nos EUA e no Canadá, até à realização de workshops direccionados para a formação para a internacionalização.

Também está prevista a organização de uma missão que pretende promover a vinda aos Açores de importadores nacionais e internacionais, potenciais investidores e empresários de mercados prioritários para os Açores, como a Europa, a América do Norte e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que se revelem interessados nos produtos e serviços regionais.

O Plano Açores Export 2016 é uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo dos Açores, desenvolvida através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.

“Acreditamos que o Açores Export é um documento que vem ao encontro das necessidades das empresas açorianas”, afirmou Sérgio Ávila, para quem este plano “irá, sem dúvida, contribuir efectivamente para o alargamento da base económica de exportação e, consequentemente, para o aumento da competitividade e produtividade do tecido empresarial açoriano”.

Na sua intervenção, o vice-presidente recordou que o Governo dos Açores tem dinamizado um "conjunto de medidas de apoio à exportação”, designadamente o novo Subsistema de Incentivos para Internacionalização, que “permite o desenvolvimento de projectos de prospecção de mercados externos, comercialização e marketing e a promoção de negócios desmaterializados com clientes e fornecedores”.

Incentivos não reembolsáveis que podem chegar aos 50% das despesas elegíveis aos projectos de internacionalização e de cooperação empresarial, bem como prémios e majorações que podem aumentar aquelas taxas até um máximo de 90%, estão também previstos.

Sérgio Ávila garantiu que o Governo dos Açores “tudo tem feito para estimular a actividade económica e para apoiar" as empresas açorianas, mas sublinhou que, “nesse esforço, é fundamental a participação dos agentes económicos, numa parceria que – como no caso presente do Plano Açores Export 2016 – congrega tanto melhores condições para ter sucesso quanto mais activa e consistente se evidenciar”.

JornalDiario

2016-02-25 11:00:00

Imprimir notícia