Jornal diario
  • Grupo Oriental  

  • Grupo Central  

  • Grupo Ocidental  

PESQUISAR

RSS
Director: Pedro Botelho pedrobotelho@jornaldiario.com AÇORES traco TERÇA-FEIRA traco 17 DE OUTUBRO
Publicidade
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Programa ECO XXI com candidaturas abertas
Ambiente
Ambiente

Programa ECO XXI com candidaturas abertas

Os municípios açorianos podem candidatar-se, até 15 de Junho próximo, ao programa ECO XXI 2016.

Os municípios do Arquipélago podem candidatar-se até 15 de Junho ao Programa ECO XXI 2016, que é promovido na Região pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O Projecto ECO XXI, inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, procura reconhecer as boas práticas implementadas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais para a construção de um desenvolvimento sustentável.

A participação neste programa internacional da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) é voluntária, podendo ser consultada mais informação no endereço electrónico http://ecoxxi.abae.pt/, onde também devem ser formalizadas as candidaturas.

Para se poderem candidatar ao ECO XXI, os municípios têm que apresentar informação relativa a 21 indicadores, entre os quais a implementação dos programas FEE, a qualidade da água para consumo humano, a valorização de resíduos urbanos e o uso sustentável da energia.

Nos Açores, este programa internacional criado na ‘Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável’, que decorreu entre 2005 e 2014, tem vindo a conquistar uma maior adesão nos últimos anos, fruto da estratégia de educação ambiental e promoção para o desenvolvimento sustentável operacionalizada pela Direcção Regional do Ambiente.

Na edição 2015 participaram cinco dos 19 municípios açorianos, expressando uma participação de 26%.

Os municípios das Lajes e de S. Roque, na ilha do Pico, reinscreveram-se após atingirem com sucesso o Galardão ECOXXI 2014, e foram apresentadas três novas inscrições, pelas autarquias da Horta, no Faial, Madalena, no Pico, e Ribeira Grande, em S. Miguel.

Ao aferir a qualidade do desempenho do município, este programa constitui-se ainda como uma ferramenta de gestão interna, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.

O Governo dos Açores assinou em 2015 um protocolo de colaboração entre a Região e a ABAE, com o objectivo de reforçar os projectos de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Arquipélago, implementados em parceria há 17 anos.

Os programas implementados e geridos nos Açores são o Eco-Escolas, o Jovens Repórteres para o Ambiente, o ECO XXI e o ‘Green Key’ ou Chave Verde.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

A ABAE faz parte da FEE, uma organização internacional, com origem na Europa e representação em cerca de 60 países, sendo responsável por projectos de sensibilização e educação ambiental.

JornalDiario

2016-05-12 10:00:00

Imprimir notícia