Jornal diario
  • Grupo Oriental  

  • Grupo Central  

  • Grupo Ocidental  

PESQUISAR

RSS
Director: Pedro Botelho pedrobotelho@jornaldiario.com AÇORES traco TERÇA-FEIRA traco 17 DE OUTUBRO
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Do Desenho à Gravura<br> em Ponta Delgada
Artes
Artes

Do Desenho à Gravura em Ponta Delgada

A mostra de Isabel Macieira foi inaugurada no passado dia 30 de Junho no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada e pode ser vista até três de Setembro.

Na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada estão patentes trinta peças, numa mostra que se constitui por um núcleo inicial, de desenhos de figuração humana, e de uma série de gravuras que foram daí retiradas posteriormente.

“Do Desenho à Gravura” foi no passado dia 30 de Junho, podendo ser apreciada até três de Setembro.

O núcleo de desenhos (que se foi completando ao longo de mais de um ano) abrange três diferentes tipos de registo: o desenho gestual, rápido e dinâmico, a partir de modelo vivo; o desenho de observação e de reinterpretação, que parte da reinterpretação de registos executados por artistas clássicos (de autoria conhecida ou anónima) e que se encontram em colecções de desenhos como a da Biblioteca Nacional ou do Museu de Arte Antiga; e o desenho de exploração entre a forma (à escala natural) e as suas projecções.

Peças que são complementadas com gravuras, através das quais a artista procura dar ao desenho uma outra dimensão, carregada de sentidos, de tempos, de energias.

Recorde-se que Isabel Macieira nasceu em Lisboa em Fevereiro de 1957. Em 1983 inicia a sua carreira profissional como professora de Educação Visual do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Mantém a sua actividade profissional até ao ano lectivo de 2014, em Tavira, onde vive.

Paralelamente desenvolve desde 1994 estudos direccionados para o conhecimento, divulgação e salvaguarda do património artístico e da História da Arte, nomeadamente do Algarve, tendo publicado vários artigos, entradas de catálogo e um livro “A Pintura Sacra em Tavira, séculos XV a XX”.

Adquire o grau de Mestre em História da Arte Portuguesa em 2007, pela Universidade do Algarve.

Desde 1990 trabalha ainda como artista plástica, explorando sobretudo as áreas da gravura e escultura em pedra, com realização de inúmeras exposições em diversas cidades em Portugal e também em Espanha (Art Al Vent, exposição anual em Gata de Gorjo).

Foi presidente da “Casa 5” – Associação de artes plásticas e visuais de Tavira, entre 2009 e 2014. Gere neste momento um espaço de artes e projectos – Espaço A – na mesma cidade.

JornalDiario

2016-08-15 10:00:00

Imprimir notícia