Jornal diario
  • Grupo Oriental  

  • Grupo Central  

  • Grupo Ocidental  

PESQUISAR

RSS
Director: Pedro Botelho pedrobotelho@jornaldiario.com AÇORES traco TERÇA-FEIRA traco 17 DE OUTUBRO
Publicidade
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Candidatura das Terras do Priolo renovada
Ambiente
Ambiente

Candidatura das Terras do Priolo renovada

O Governo dos Açores vai renovar a Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direcção Regional do Ambiente, vai renovar a candidatura ao galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo (CETS), nos concelhos do Nordeste e Povoação, em S. Miguel.

Este processo de renovação, que foi iniciado em maio e fica concluído até ao final deste ano, promove a participação da população e de múltiplas entidades dos dois concelhos, assim como de todos os parceiros do projecto.

Nesse sentido e também no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza, será promovida esta quinta-feira, 28 de Julho, pelas 11h00, uma acção de sensibilização para a importância das questões ambientais, nomeadamente para a necessidade da conservação da natureza e para a sustentabilidade dos recursos biológicos.

Esta iniciativa, aberta a todos os interessados, vai decorrer no Centro Ambiental do Priolo, no Parque Florestal Cancela do Cinzeiro, no Nordeste, onde a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) inaugura também uma nova exposição permanente.

A candidatura das Terras do Priolo ao galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas, apresentada pelo Governo dos Açores, foi aprovada em Outubro de 2012 pelo empenho no desenvolvimento de um turismo sustentável e na conservação dos seus valores naturais únicos, promovidos no âmbito do projecto LIFE Laurissilva Sustentável e do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas.

A CETS é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que defende um turismo que concilie e integre os aspectos ambientais, culturais e sociais com o desenvolvimento económico nas áreas protegidas.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo tem como parceiros as direcções regionais do Ambiente, dos Recursos Florestais e do Turismo, a Câmara Municipal de Nordeste, a SPEA, a ASDEPR - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, o OMIC- Observatório Microbiano dos Açores e o Geoparque Açores.

Os interessados podem, para mais informações e contributos sobre a participação neste processo, consultar o endereço electrónico http://www.azores.gov.pt/GRA/srrn-cets.

JornalDiario

2016-07-28 11:00:00

Imprimir notícia